a risografia é uma técnica desenvolvida no japão na década de 80 por riso kagaku.

utilizada inicialmente para impressões de periódicos com baixa qualidade e alta tiragem.

 

é um processo de impressão que se aproxima da serigrafia, em cores e texturas, mas com a vantagem de ser muito mais veloz e econômica.

 

as risos foram desenvolvidas como uma alternativa entre métodos baratos e caros de impressão (xerox e offset).

riso

 

risograph

 

risoprint

 

risografia

 

risotto

ok, pular para as instruções.

1.

fechamento

arquivo

todos os arquivos devem ser enviados em pdf, 300dpi, em escala de cinza.

 

margem

é aconselhável deixar uma margem de mais ou menos 5mm de cada lado por conta da área de impressão.

 

texto & imagem

confira se as imagens estão com contraste e resolução suficiente para serem impressas. cuidado com textos muito finos, eles correm risco de falhar na hora da gravação da matriz.

arquivo pdf,

escala de cinza,

300dpi

gravação do master

e posicionamento

em volta do cilindro

passagem da folha

pela máquina sempre

na horizontal

2.

separação

de cores

os cilindros de cores intercambiáveis permitem a impressão em diversas cores. a impressão fotográfica também é posssível, mas com variações das cores cmyk. assim como na serigrafia, as cores precisam ser fechadas separadamente.

pizza time

preto.pdf

rosa.pdf

azul.pdf

3.

papel

tamanho

o tamanho máximo que a riso aceita é o a3 padrão, 420x290mm, porém a área máxima de impressão é de 400x277mm.

 

tipo & gramatura

a riso trabalha com qualquer papel desde que não seja revestido. com uma variação de gramatura que vai de 60 até 230g/m2. no estúdio, aceitamos papéis de fora e em estoque, temos:

pólen soft

70g/m2

pólen bold

90g/m2

alto alvura

80g/m2

alto alvura

180g/m2

colorplus marfim 240g/m2

jornal

60g/m2

preto

hex 000000

pantone black u

rgb 0 0 0

cmyk 0 0 0 100

azul

hex 0078BF

pantone 3005 u

rgb 0 120 191

cmyk 99 22 0 1

rosa flúor

hex FF48B0

pantone 806 u

rgb 255 72 176

cmyk 0 72 31 0

4.

cores

5.

atenção

registro

por conta do processo de impressão ser parcialmente manual, nunca confie no registro da riso. o deslocamento entre uma cor e outra faz parte e aconselhamos a todos usarem isso a favor do que está sendo impresso.

 

marcas de rolo

algumas vezes, por causa do número de cores ou da arte que está sendo impressa, pode ser que hajam marcas da pinça da máquina entre as impressões. mas não se desespere! elas saem facilmente com uma borracha.

 

tinta

mesmo com todos os cuidados citados, sempre há a possibilidade de que a cores da impressão não saiam homogêneas e/ou diferentes do esperado. isso acontece, mas faz parte de todo o charme da riso.

 

tenha certeza do seu arquivo

antes de enviá-lo para impressão, confira todos os cuidados citados acima. em caso de dúvida nos escreva, ou não, a experiência da descoberta é uma das melhores partes desse processo.

6.

orçamento

para orçarmos o projeto da melhor forma possível, precisamos saber alguns detalhes como: tipo de projeto, data da entrega, tiragem, tipo de papel, número de cores e quais cores serão necessários para o projeto.

 

sobre acabamentos como refile, vinco, encadernação e outras coisas mais, o preço e a disponibilidade varia de projeto para projeto e normalmente é cobrado além do valor da impressão.

 

o caminho mais rápido para enviar um orçamento é pelo nosso email info@estudiopilha.com.br ☺

r. dr. virgílio de carvalho pinto, 297

são paulo, sp — brasil